22 de nov. de 2012

Lady Gaga Fame Pefume - Interpretação Esotérica da Fragrância e Simbolismo

Através de sua ascenção meteórica na fama, Lady Gaga estabeleceu-se como um fenômeno inegável que a forçou a entrar na consciência de todos na sociedade. Sua engenhosa mistura de música contemporânea, arte, moda e filmes ajudou ela a emerger como a "Alta Sacerdotisa" atualmente na cultura Pop e por toda a "nova eternidade". A "flautista de Hamelin" do século XXI levando todas as crianças cegamente para um destino escolhido pela elite.

Não é segredo que uma retrospectiva de sua obra nos mostra a inclusão de muitos temas de simbolismo e controle mental oculto. Em seus vídeos, músicas, fotos e até fantasias, ficou bastante claro que existe algo agindo latente ao seu trabalho.

Sua recente escapada para a indústria de perfumes, preenchida com publicidade é talvez sua maior oferta até então. Sua primeira fragrância, prestes a se tornar número #1 em vendas, "Fame", foi criado pela Lady juntamente com um novo ramo de sua "Haus Of Gaga" entitulado "Haus Laboratories".

Pela sua própria insistência, sua poção escura é o primeiro perfume com líquido negro, que, em suas palavras é um reflexo da "alma negra da fama". Talvez seja mesmo o primeiro, mas em minhas recentes pesquisas sobre os ingredientes usados na fragrância, eu me fiz a seguinte questão: isso é um perfume ou uma poção?

Descrito com os ingredientes a seguir: "Lágrimas de Belladonna, coração partido de orquídea-tigre com uma capa negra de incenso, damasco queimado e a combinação das essências de açafrão e gotas de mel". Belladonna, (mulher bonita em italiano) mas oficialmente conhecida como "Atropa Belladonna" é uma planta extremamente venenosa e que causa alucinações, delírios e outros problemas psicológicos como a demência. O folclore antigo nos diz que Atropa Belladonna foi criada pelo próprio diabo.

O nome Atropa é derivado de uma antiga deusa grega, Atrops. Ela era uma dos 3 "destinos". Em sua história ela era responsável por cuidar ou cortar os fios que seguravam as pessoas na vida. Que, obviamente, levaria as pessoas a morte.

Datados na Idade Média e ao longo de sua história, a erva Atropa Belladonna, foi bastante usada magicamente por bruxas para voar, ou, como é conhecido hoje em dia, para chegar mais rapidamente ao estado de viagem astral ou projeção astral. Acreditava-se que o uso dessa erva tinha a capacidade de soltar a mente de seu corpo, colocando o usuário em uma espécie de transe hipnótico, permitindo que as bruxas deixassem seus corpos durante o processo do ritual.

A erva também foi usada como representação da mulher sexualmente agressiva. Ela era esfregada nos corpos das bruxas que experimentavam então sensações eróticas durante seu transe. E depois diziam estarem no Sabbat dentro de orgias com demônios e espiritos. Nos anos 1920, a planta foi usada como maquiagem, para dilatar a púpila feminina, mas tempos depois foi proibida como cosmético por causar cegueira. Mas ainda não chegamos aos ingredientes mais obscuros e ameaçadores.

Embora não esteja na embalagem, um dos ingredientes centrais é uma feromona sintética que é também encontrada no sêmen masculino. Essa substância traz um cheiro sexual ao perfume, que, por sua vez, faz com que, quem cheira o perfume sinta uma atração sexual por aquele que usa a fragrância. Sêmen é um ingrediente bastante usado em feitiçaria com sangue, que, advinha só, também é encontrado sinteticamente nesta fragrância. A mistura de sangue e sêmen é a principal mistura mágica hermética, fundada pelo ocultista infame e auto-proclamado como "A Besta", Aleister Crowley.

A combinação dos dois principais ingredientes usados na "Missa Gnóstica" durante a magia sexual. O sangue tem também uma verdade espiritual, pois o sangue tem relação com a união física ou espiritual. Quando usado em um ritual ou sacramento ele selará uma aliança. O ingrediente sintético usado nesta fragrância que tem cheiro de sangue foi baseado em uma amostra do sangue da própria Gaga. Resumindo isso simbolicamente: ela derramou seu próprio sangue para que as pessoas possam usá-lo. A "Mother Monster", como ela chama a si mesma, está ungindo seus fãs (também conhecidos como Little Monsters) e selando uma aliança, sem eles saberem, com ela mesma.

O formato do frasco também tem importância no simbolismo. Aparentemente é apenas um Ovo negro selado por garras douradas. O ovo é um dos principais símbolos maçônicos, representa o Caos, a Matrix Universal, o grande abismo, a Virgem Mãe. Como símbolo também do nascimento e ressurreição. E não apenas usado para isso, é um símbolo bastante usado para representar o espaço e o infinito, pelo seu formato oval.

A embalagem lembra o ovo em que Gaga apareceu no Grammy 2011, para cantar Born This Way. Gaga disse diversas vezes que ela quer parir uma "nova raça, uma raça dentro da nossa raça". O ritual do ovo lembra o ritual para ivocar o demônio "Iam", entidade responsável pelo convencimento através da fala. Adolf Hitler é uma das personalidades que fazia o "ritual do ovo" e desejava criar uma nova raça dentro da raça da humanidade.

Isto nos leva para o filme feito como propaganda do perfume. Ele por si só é brilhante, mas um pouco desconfortável e bizarro. O ritmo acelerado, a alta moda em seu comercial, que também utiliza diversos símbolos ao som da música "Scheiße", a palavra alemã que significa "merda". Que ela fala na música quase como um jargão alemão. A relevância desta palavra não apenas lembra o que Hitler fez, mas também nos remete aos vários controles mentais de desumanização usados pelos soldados alemães em campos de concentração judaicos durante o Holocausto. Perceba que Haus é "casa" em alemão. Mais uma conexão com Hitler?


 


A estética do comercial reforça a temática de controle mental e ocultismo, usando-se da estética do Salvador Dalí, o fotógrafo Steve Klein, que também é conhecido por outras propagandas que também usam do simbolismo e controle mental.

As cenas esquizofrênicas que vão-e-voltam no vídeo são exemplos de controle mental. Olhos vagos olhando para lugar nenhum, gritos que nos faz gelar no começo do vídeo e cara de medo feita pela própria Gaga. Movimentos parados e estranhos. O uso de espelhos e superfícies espelhadas. O espelho com garras remete ao "Portal do Espelho", parte do mesmo conceito de "Alice no País das Maravilhas" ou até mesmo do controle mental baseado em Mágico de Oz usado pela CIA.

Além disso, o espelho como portal para uma outra dimensão é um símbolo inegável do uso de simbolismo no vídeo. As imagens da Gaga, que sempre se tornam 3 nos espelhos, um número poderoso para o ocultismo. As cenas de um ritual satânico estilizado também podem ser vistas, quando mostra-se homens vestidos de vermelho e preto no vídeo e Gaga como a principal anfitriã do ritual. Também podemos ver a sexualidade da mulher sobre a sexualidade do homem, quando ela aparece transando com os homens sujos de suco negro.

Embora seja um conceito brilhante, não dá para ignorar o simbolismo existente no vídeo e no perfume. Será que o perfume da Gaga é apenas um beijo publicitário ou algo mais bizarro? Será que a Lady matou Gaga? Sem sombra de dúvidas ela sabe o que está fazendo.

Por Felix London para o site Vigilant Citizen (tradução feita pelo RDC).